Na noite desta sexta-feira (25), o Corinthians foi “atropelado pelo Trio Elétrico do Bahia” em plena Neo Química Arena. Na abertura da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Tricolor de Aço goleou o Timão por 5×1.
Diante do Corinthians de Mano Menezes, os comandados de Rogério Ceni deram um show de futebol e controle de bola. Com gols de Rezende, Cauly, Thaciano (duas vezes) e Ademir, o Bahia venceu o Timão e deixou a Zona de Rebaixamento da competição.
Principal homem do Timão, Renato Augusto chegou a marcar um golaço na segunda etapa, mas não foi capaz de evitar a vergonha histórica na casa corintiana. Apesar da goleada, essa é apenas a segunda derrota como mandante sofrida pelo Corinthians no Brasileirão.
Como foi Corinthians x Bahia?
Com formações espelhadas no 4-2-3-1, mas posturas diferentes com a bola rolando, Corinthians e Bahia sabiam que seria no meio-campo que o jogo se definiria. Enquanto a equipe de Mano Menezes esperava contar com a posse de bola para criar oportunidades, os comandados de Rogério Ceni sabiam que precisavam aproveitar os contra-ataques para triunfar.
Nesse sentido, o primeiro gol da partida saiu ainda aos 04′ minutos de jogo. Em uma das suas primeiras oportunidades, o Bahia saiu na frente com o volante Rezende marcando de cabeça, após o escanteio cobrado por Luciano Juba.
Na sequência, o segundo gol baiano saiu apenas 11’ minutos depois, com Cauly. Em uma bela jogada individual, o meio-campista tabelou com Thaciano, pedalou para cima do zagueiro Lucas Veríssimo e chutou cruzado no ângulo do goleiro Cássio, marcando um golaço!
Ainda no primeiro tempo, com menos de 30’ minutos, o Bahia faria o seu terceiro gol, após o árbitro Marcelo de Lima Henrique conferir no VAR e assinalar pênalti de Gil em Biel. Com a bola na marca da cal, Thiciano, marcou o terceiro gol do jogo.
Segundo tempo
Na volta o segundo tempo, o Corinthians buscava uma reação improvável nos primeiros minutos. E até chegou a marcar com Renato Augusto, aos 21′ minutos, após a bola sobrar na entrada da área e o Camisa 8 do Timão mandar ela no ângulo do goleiro Marcos Felipe.
Porém, fora o golaço, o Timão pouco conseguiu fazer contra o bem postado time do Bahia. Pior que isso, as subidas corintianas ao ataque abriam espaço para a os contra-ataques do Tricolor Baiano.
Em um destes, aos 29′ minutos o passe errado de Matías Rojas, permitiu a recuperação de bola para o Bahia. No contra-ataque, Ademir tabelou com Cauly, e saiu na frente para marcar o quarto gol baiano, na saída de Cássio.
A péssima noite da defesa do Corinthians ainda teria mais um gol sofrido, após o zagueiro Gil derrubar com falta Ademir dentro da área e cometer o seu segundo pênalti na partida. Na cobrança, Thaciano fecharia a conta do maior triunfo baiano sobre o Timão. Final Corinthians 1×5 Bahia!
Classificação e próximas partidas
Com o resultado, o Bahia avançou duas colocações, deixando a Zona de Rebaixamento e assumindo a 15ª posição no Brasileirão, com 41 pontos conquistados. Enquanto isso, o Corinthians tem 44 pontos e ocupa a 12ª posição, mas pode ser ultrapassado por até quatro times que ainda jogam na rodada e também brigam para fugir do Z-4.
O Timão volta a campo na próxima terça-feira (28), em confronto direto contra o Vasco em São Januário. A partida acontece às 21h30 (horário de Brasília), na abertura da 36ª rodada do Brasileirão.
Já o Bahia, recebe o São Paulo na Arena Fonte Nova, na próxima quarta-feira (29), às 20h00. A partida também acontece pela 36ª rodada do Brasileirão.